Outra funcionalidade que encontramos no cadastro de POI (Ponto de Interesse) e os pushes geolocalizados é a possibilidade de agrupar mais de um POI em um cluster. Então, chamamos de POI cluster, o conjunto de redes de POI que apresentam uma característica comum para o seu negócio no momento do disparo da mensagem.
Utilizamos o POI cluster quando você quer delimitar o número de envios de notificação push e frequência de disparos para um conjunto de POIs.
Exemplo: Tenho uma parceria com algumas redes de farmácia. A rede da farmácia X tem algumas lojas físicas A, B e C na cidade de São Paulo e a rede da farmácia Y apresentam outras lojas físicas D, E e F no mesmo local. Somente quero impactar com 1 push por cada rede de farmácia (X e Y) no dia, mesmo se o cliente cruzar por mais de uma loja da mesma rede.
Consideramos uma boa prática criar POI cluster quando pensamos estrategicamente na redução do impacto de enviar o mesmo conteúdo da mensagem para a mesma rede de negócio. Isso evita o exagero de envio de notificações push para o mesmo usuário e, consequentemente, reduz as desativações da permissão de envio de notificação push e de compartilhamento de geolocalização ou, pior, desinstalações do seu app. Você cria um relacionamento saudável do seu app para o seu usuário e este vê valor na sua plataforma.
Agora, vamos para prática. Como que eu cadastro POI cluster e configuro as regras de negócio?
Bem simples, você precisa do template do arquivo excel no formato CSV-UTF-8, que está no rodapé desse artigo.
No campo “poi_cluster”, você nomeia qual cluster aquele POI pertence e preenche da seguinte maneira:
- Utilizamos o mesmo exemplo das duas redes de farmácia.
Após determinar os POIs cluster, temos as seguintes regras de negócios para eles:
- total_activations_per_cluster: Número de ativações que o usuário pode receber em um mesmo cluster.
- total_activations_per_per_cluster_per_day: Número de ativações que o usuário pode receber no mesmo cluster no mesmo dia.
Observação: As regras dos POIs cluster são validados após a leitura das regras de negócio de POIs.
Texto: Raquel Rainho