Testes A/B são experimentos realizados com o objetivo de comparar variáveis em estratégias de Marketing. Por meio deles é possível definir qual variável gera os melhores resultados, otimizando ainda mais a conversão das páginas, assim como outras métricas de sucesso.
O que são testes A/B?
Testes A/B são testes que realizam comparações entre variáveis de marketing, com o objetivo de definir qual variável gera as melhores respostas.
Vale ressaltar que testes A/B são diferentes de testes multivariados.
- Testes multivariados testam mais de uma variável de uma vez só;
- Testes A/B testam apenas uma variável (duas variações) de cada vez com o objetivo de escolher a melhor entre as duas.
O que testar?
Você já se perguntou, por exemplo, se seus pushes, automações ou In-App Messages teriam mais cliques se você adicionasse uma imagem?
Apesar de as vezes termos a vontade de testar todas as variáveis possíveis, alguns testes se mostram mais relevantes que outros. Por isso, seja criterioso na hora de escolher o que testar.
Algumas variáveis não contribuirão para aumentar sua taxa de cliques ou conversão, portanto reconheça as mais importantes para a otimização da sua estratégia de Marketing Mobile.
Segue abaixo alguns exemplos do que pode ser testado:
- Título da Mensagem;
- Mensagem Curta;
- CTAs (Calls-to-Action) - Deeplink na estrutura do push ou botões dos canais (push ou in-app);
- Imagens e emojis;
- Organização dos elementos;
- Elementos visuais como cores, setas, asteriscos, etc.
Como fazer Testes A/B?
Agora que você já sabe o que são e o que os Testes A/B podem analisar, vamos te mostrar como eles são conduzidos. Vamos lá!
01 - Garanta significância estatística
O primeiro passo para conduzir um teste A/B é determinar a amostragem de pessoas que dará ao seu teste significância estatística.
Ou seja, para quantas pessoas você precisa enviar um push, por exemplo, para que seu teste A/B tenha significância estatística? Ou quantas pessoas precisam interagir com o seu app?
02 - Crie variações que vão mostrar resultados
Depois que você determinar qual vai ser a amostragem do seu teste A/B, precisa criar as duas variações que você testará. Lembre-se de que elas obrigatoriamente terão apenas um elemento de diferença.
Por exemplo, se você vai testar a eficácia da posição que um botão deve ficar em uma In-App Message, precisa criar uma In-App com botão na parte superior e a outra com botão na parte inferior. Os outros elementos da página devem permanecer exatamente iguais.
03 - Entenda como são implementados os testes A/B
Para verificar a eficácia de uma automação, por exemplo, 50% da amostragem receberá uma variação e 50% receberá a outra.
Desta maneira, ao fim do período de teste você será capaz de identificar qual variação deu mais resultados, e repetir no futuro.
Como medir os seus resultados?
Agora vamos te falar sobre a última etapa, mas não menos importante: a mensuração dos resultados. Confira!
01 - Dê tempo ao tempo
O verdadeiro resultado de um teste A/B pode demorar horas, dias ou até mesmo meses, para ser revelado.
Isto acontece porque nem todos irão abrir ou clicar no seu Push ou chegar na visualização da In-App nos primeiros 30 minutos. Portanto, você precisa esperar até que um tanto suficiente de pessoas tenha aberto ou clicado a ponto de alcançar a significância estatística. E quanto menor a base de usuários mais tempo leva para se alcançar.
Período recomendado por ferramenta:
- Campanhas Estáticas (push): de 7 à 14 dias
- Automação: de 30 à 90 dias
- In-App Messages: 60 dias
Esse período é uma base para garantir que o seu app receba visitas suficientes para que seu teste tenha significância estatística.
Se manteve o período de teste e ainda não teve resultados significantes, ele somente mostrará a projeção do sucesso do teste. Neste caso não podemos ter a certeza pois não teve o número de amostragem o suficiente.
Ou seja? Hora de abandonar este teste e partir para o próximo!
02 - Utilize apenas uma métrica para escolher o vencedor
Depois que você esperou o tempo necessário para colher os resultados do seu teste, analisar se ele foi bem-sucedido fica fácil já que no momento em que você escolheu o que ia testar, já estabeleceu uma métrica de sucesso.
Por exemplo, se você escolheu testar a cor de um CTA, a métrica de sucesso será quantidade de cliques neste CTA. Portanto, quando concluir o teste, identifique qual das duas variações gerou mais resultados de acordo com sua métrica!
Esta será declarada a vencedora.
Como otimizar sua estratégia para gerar ainda mais resultados?
Ao contrário do que muitos pensam, o verdadeiro potencial de um teste A/B não acaba no momento em que você decide a variável vencedora. Para gerar ainda mais resultados, pense sobre o que você aprendeu com o teste, quais ações você pode tomar no futuro e, principalmente, como você pode melhorá-lo.
Repetir um mesmo tipo de teste pode ser extremamente eficaz para descobrir informações cada vez mais aprofundadas, além de economizar tempo, já que terá a estrutura básica do teste em mãos.
Dicas valiosas:
- Realize testes com imagens, emojis, deeplinks e botões nas comunicações diversas vezes para descobrir qual combinação de fatores funciona melhor com seus contatos;
- Lembre-se de utilizar somente um elemento por teste;
- Mantenha seus testes organizados em uma planilha. Adicione informações como: o tipo de teste, qual métrica de sucesso vai utilizar, datas de início e fim, hipótese e resultado obtidos no fim do teste;
- Não se esqueça de comunicar os resultados dos testes para outras pessoas da sua empresa! Eles podem revelar descobertas relevantes para diversos departamentos.
Por meio de testes você e sua empresa vão aprender muito sobre suas personas e como elas se comportam na Jornada do seu App!
Texto: Paula Saat