Se você teve algum contato com a ferramenta de criação de inapp messages da Flowsense, já deve ter percebido as inúmeras possibilidades que este tipo de mensagem traz para sua comunicação.
São tantos formatos, horários para agendar os envios e públicos a serem atingidos em distintas páginas do seu app que pode ficar complicado concluir quais são os envios mais eficientes a serem realizados.
Desta forma, a Flowsense separou aqui algumas boas práticas para você ter em mente no momento em que for realizar a sua comunicação via mensagens dentro do app. Vamos a elas!
1. Atenção aos envios com o mesmo gatilho
A plataforma da Flowsense permite agendar mais de uma mensagem que seja enviada a partir do mesmo gatilho disparador, e até oferece a possibilidade de destacar qual destas deve ser prioritária quando ambas forem acionadas juntas.
Ainda assim, é importante ter atenção aos pontos de contato com seu usuário e entender se vale mesmo a pena enviar mais de uma mensagem quando ele realiza a mesma ação no seu aplicativo.
Ou seja, se quiser mesmo fazer isso, questione-se: quero mesmo impactar os usuários mais de uma vez quando ele realizar esta mesma ação? Por qual motivo preciso fazer isso?
Se a resposta for sim, vá em frente! Mas tente não perder o controle sobre quantas e quais mensagens cada gatilho está disparando.
2. Não envie mais mensagens do que seus usuários são capazes de absorver
Este segundo item tem muita relação com o que falamos acima.
De forma geral, sabemos que comunicar com os usuários é algo positivo, ainda mais quando eles realizam as ações que esperamos depois que mandamos as nossas mensagens, entretanto isto só é eficiente quando comunicamos conforme a capacidade de quem utiliza nosso app tem de absorver as informações que passamos.
Afinal, quando começamos a receber mensagens demais sem ter solicitado temos a tendência de achar aquilo invasivo e até confundir com SPAM. E isso é a última coisa que queremos nos envios do nosso aplicativo.
3. Teste formatos e entenda o que mais funciona para sua audiência
Sabemos que as dicas apresentadas aqui ajudam bastante no planejamento da comunicação com os usuários, porém é importante sempre lembrar que cada aplicativo possui um tipo de usuário que o utiliza para realizar tarefas diferentes.
Desta forma, uma vez que você está começando a realizar seus envios de inapp messages, é válido buscar otimizar as mensagens que não estão performando tão bem fazendo alterações de formato e de conteúdo, observando se apresentam melhorias ou não. Assim você percebe que tipo de mensagem possui melhor aceitação do público que você está querendo atingir.
Outra mudança interessante pode ser da página de exibição da inapp message e/ou do gatilho que ativa seu envio. Quem sabe fazendo algumas alterações desta forma você não consegue uma performance melhor no envio?
4. Verifique se a linguagem e o template escolhidos estão coerentes com seu app
Conforme dissemos, a Flowsense disponibiliza em seu Dashboard diversas possibilidades de formato de mensagens a serem enviadas para seus usuários, mas para conseguir ter eficiência nas suas inapp messages e realizar comunicações que sejam realmente nativas do seu aplicativo é importante que você respeite a comunicação visual e a linguagem na qual já se comunica com sua audiência.
Para fazer isto, não deixe de selecionar o código HEX correto da cor do seu app quando montar suas comunicações!
5. Cuidado com o “alarde” que sua mensagem está fazendo
Se você quer comunicar sobre uma mensagem de erro, será que vale a pena enviar uma inapp message de tela inteira, que fará seu usuário desviar completamente a atenção para aquilo? E a promoção que você precisa divulgar, faz sentido ela ser enviada por meio de uma inapp message no rodapé da sua página?
Claro que estas respostas dependem do UI do seu aplicativo, mas, em linhas gerais, nunca se esqueça que seu envio deve fazer sentido não só com a interface do seu app, mas também o objetivo da sua comunicação e a ação esperada do usuário depois que ele receber.
Dica Bônus: sempre envie uma mensagem de teste para você antes de mandar para a sua base
Esta pode ser considerada uma “carta marcada” para os clientes da Flowsense que já enviam notificações push. Esta mesma regra, porém, vale muito também para os envios de inapp message.
Ainda que a Flowsense ofereça o preview da mensagem conforme você a constrói, enviar as comunicações para você mesmo e as pessoas da sua equipe permite uma maior clareza a respeito de como a mensagem está chegando ao usuário e o impacto que ela possui sobre o mesmo.
Texto: Rubens Fernandes