Uma dúvida muito frequente que recebemos aqui no Flowsense é a diferença entre Jornadas e Automações. Ambas as ferramentas têm funcionalidades muito parecidas e é comum que haja confusões na hora de escolher qual e como utilizar.
Para responder a esta questão, vamos explorar mais a fundo as duas possibilidades da plataforma da Flowsense:
Automações
Por definição, uma automação significa “sistema controlado e executado por meio de dispositivos mecânicos ou eletrônicos, substituindo o trabalho humano”.
Assim sendo, quando fazemos com que uma ação, na qual a princípio deveria ser realizada por uma pessoa, aconteça de forma automática, estamos criando uma automação. No caso do nosso dashboard, o ato de fazer com que uma mensagem seja enviada após um usuário realizar determinada ação é considerada uma automação.
Por isso, em Automações vamos sempre necessariamente ter que escolher um gatilho, ou seja, uma ação que irá fazer com que outra ação seja executada - no nosso caso, o envio de uma mensagem.
Desta forma, sempre que pensar no termo Automação, imagine que você está tornando uma tarefa automática. Ou seja, no dashboard da Flowsense, está programando o envio de uma mensagem cada vez que o usuário do seu aplicativo realizar determinada tarefa.
Jornadas
Se entendemos que Automações representam o ato de tornar um envio automático na plataforma da Flowsense, este também não seria o caso da Jornada?
A resposta é que sim, porém podemos entender Jornada como uma série de Automações relacionadas que visam levar os usuários a um objetivo.
O objetivo da feature Jornada é poder mapear etapas nas quais o usuário precisa fazer para chegar em um determinado objetivo, sendo que, quando uma determinada Jornada está ativa, é possível acompanhar quais usuários estão em cada etapa para enviar a régua de comunicação adequada para essa etapa específica.
Ou seja, nas Jornadas também programamos o envio de mensagens conforme gatilhos são disparados, porém esta ferramenta funciona com uma série de programações e envios a fim de que os usuários, conforme as recebam, realizem outras ações dentro do seu aplicativo.
Jornadas x Automações: por onde começar?
Com duas ferramentas tão complementares fica difícil entender qual deve ser o primeiro passo entre elas. Naturalmente imaginamos que seja mais fácil fazer uma Automação simples em vez de uma Jornada elaborada quando começamos, mas, na verdade, o ideal é trabalhar com a ordem inversa: primeiro Jornadas e depois Automações.
Isso porque quando sabemos os objetivos que queremos que nosso usuário atinja dentro do nosso app, fica bem claro, e até fácil, construirmos uma Jornada, entendendo cada etapa que ele precisa passar. Depois disso, para outras etapas não contempladas na Jornada que fizemos, podemos fazer uso das Automações.
Quando usar Automações e quando usar Jornadas
A confusão entre estas duas ferramentas muitas vezes acontece porque, em alguns momentos, a depender do que estamos desenvolvendo na plataforma, podemos criar uma Automação ou uma Jornada. Nenhum dos dois jeitos de trabalhar está errado (afinal, o que funcionar melhor para você é o que você deve utilizar).
Ainda assim, em linhas gerais, recomenda-se ter em mente que uma Automação vai funcionar bem em ações de comunicação pontuais dentro do app (enviar usuário para a página A quando ele acessar a página B por exemplo) enquanto Jornadas são mais indicadas quando temos claro o objetivo da série de envios de comunicação que estamos criando (fazer o onboarding ou a ativação do usuário, onde é necessário que o cliente passe por uma série de etapas).
Em resumo: as duas ferramentas são complementares e o mais importante é que você se sinta confortável em poder usar a que for mais eficiente para você!