Como você já deve ter visto, a Automação de Campanhas da Flowsense é uma ferramenta para automatizar a gestão de comunicações com os usuários dos apps. Ela consiste na definição de um gatilho e de uma ação final, ou seja, quando o usuário do app realizar uma atividade específica (chamada de gatilho), será enviada determinada comunicação a ele.
Com isso, não é necessário configurar comunicações todos os dias ou tentar adivinhar o que seus usuários farão dentro do aplicativo. Basta traçar momentos importantes que merecem atenção e criar mensagens automatizadas para eles. Legal, né?
O melhor é que seus usuários sempre serão acompanhados e receberão as mensagens certas no momento certo!
Para começar a criar os fluxos automatizados, é bem simples:
Primeiramente entre na página de Automação de Campanhas no Dashboard Flowsense e clique em Novo Fluxo. Em seguida, siga os seguintes passos:
Agendamento
Nesta etapa, vamos escolher os momentos nos quais a sua mensagem deve ser enviada. Desta forma, a primeira coisa que precisamos escolher é o gatilho que determinará o início do envio das mensagens.
Um gatilho representa uma atividade que o usuário precisa realizar para receber uma comunicação. Ele está diretamente relacionado às ações que as pessoas fazem dentro do seu app e, desta forma, demanda que estas diferentes ações (chamadas por nós de events ou inapp events) sejam configuradas pelo seu time de tecnologia.
Caso isto ainda não tenha acontecido, não se preocupe. Você já pode cadastrar um gatilho baseado em dois inapp events que já devem estar disponíveis para você assim que começa a trabalhar na plataforma da Flowsense: o de instalação e o de abertura!
Escolhendo um desses você irá programar o envio de mensagens assim que um usuário instala seu aplicativo ou assim que ele o abre.
Além deste gatilho, você pode restringir o horário de envio da sua comunicação (afinal, nada mais contraprodutivo do que enviar mensagens para nossos usuários em momentos nos quais ele não quer receber, não é mesmo?).
Público
Para acionarmos a nossa comunicação precisamos determinar o público que irá receber. Esta informação está diretamente relacionada às segmentações de usuários que foram criadas e, caso prefira, pode até limitar o envio conforme ações que usuários realizem no app. Caso você esteja fazendo sua primeira automação, recomenda-se não selecionar nada nestes dois pontos por enquanto.
Ação
Por fim, definidas as condições de envio, é chegada a hora de determinar o Canal do conteúdo que vamos enviar e a Mensagem que estará em nosso envio.
Atente-se que ao chamar o Canal, determinamos também o tempo de disparo do gatilho (ou seja, acionamento do envio da mensagem), determinando, desta forma, depois de quanto tempo a mensagem deve ser enviada assim que o gatilho for acionado.
Ao escolher o Canal de push notification, podemos selecionar o conteúdo da mensagem que vamos programar. Caso você queira, também pode selecionar:
- Rich Media: uma imagem que acompanhará a mensagem da sua notificação
- Deep Link: um link que significa para onde as pessoas serão enviadas após o clique em um botão da sua notificação
- Ações em Botões: algum botão com opções de múltipla escolha para o usuário selecionar quando recebe a notificação (você pode usar as opções disponíveis ou criar o seu próprio).
Preparar a Ativação da sua Automação
Após realizar todos estes passos, você pode clicar em Preparar Automação e conferir todas as informações do envio da sua notificação. Na tela de lançamento, certifique-se que o seu fluxo está certo e coerente com seu negócio e, se estiver tudo certo, ative o fluxo para sua automação começar a funcionar.
Texto: Paula Satt