Depois de fazermos a montagem de uma Jornada Básica do usuário com apenas os inapp events de instalação e abertura de app cadastrados, chegou a hora de evoluirmos nossa comunicação!
1. Mapeamento de acessos
Vale lembrar que, mesmo tendo intenção de fazermos uma Jornada mais elaborada após a inserção de novos inapp events, alguns aplicativos conseguem ter resultados muitos bons apenas mapeando o acesso dos usuários a ele. Isso porque, para algumas empresas, saber que o usuário acessa mais de uma vez o app já é suficiente para a sua meta. Se este for o seu caso, já é possível que você tenha uma geração de valor só com a criação desta etapa!
2. Cadastro de usuários
Para outros aplicativos, porém, nos quais os usuários precisam fazer um cadastro, é vantajoso que este momento de cadastro seja pensado como uma etapa, impactando o usuário caso ele tenha acessado o aplicativo, mas não tenha evoluído até este momento. Por isso, mensagens que fomentem ele a realizar esta ação tendem a trazer resultados interessantes a depender da sua estratégia.
3. Mais envio de informações
Além de se cadastrar, talvez o seu aplicativo necessite que o usuário realize mais ações com você para começar a gerar valor para ele (como é o caso de Fintechs, por exemplo, que normalmente precisam de diversas etapas até que o cadastro do usuário seja concluído).
Desta forma, pode ser interessante que sejam mapeadas estas ações a fim de que se entenda qual a melhor estratégia de criação de etapas dentro da Jornada para seu aplicativo. Por exemplo: se você precisa que seu usuário retorne ao app 4 ou 5 vezes para que ele realize o que você vislumbra, que tal organizar a sua Jornada com a criação de 4 ou 5 etapas?
4. Todas as possibilidades
Conforme vimos, a criação de Jornadas depende sempre das diferentes fricções que seus usuários têm com seu aplicativo e de que forma você pode minimizar estes pain points relacionados às ações que os usuários precisam realizar com você.
Por isso, para a criação de uma boa estratégia, é fundamental que você esteja a par de como idealmente deve funcionar a atração e retenção dos seus usuários e fazer diferentes testes de hipóteses sobre as etapas nas quais você está mais perdendo usuários.
Desta forma, se você conseguiu chegar até aqui e criar uma Jornada com etapas sendo desenvolvidas conforme você imagina serem pontos de fricção e perda dos seus usuários no aplicativo, parte-se então para um caminho de:
- Observar os resultados nos quais cada etapa têm trazido
- Refinar os gargalos de perda de usuários
- Repensar diferentes etapas que podem ser criadas conforme as diferentes ações que as pessoas que acessam seu aplicativo têm tomado.
Ou seja, após um primeiro desenvolvimento de criação das suas Jornadas, pense sempre nas suas Jornadas como hipóteses de ações dos usuários no seu aplicativo e refine cada uma delas observando os resultados de avanço de cada etapa!