Conforme já sabemos, criar nossas Automações e Jornadas na plataforma da Flowsense envolve bastante análise de dados, mas também um certo nível de criatividade a fim de definir para quem e de que maneira vamos mandar nossa comunicação.
Desta forma, conhecer alguns exemplos interessantes do que já deu certo é importante para basear os próximos trabalhos que vamos fazer no dashboard.
Confira as sugestões a seguir e inspire-se para suas próximas Campanhas Automáticas a serem construídas na Flowsense:
Automação com Ativos e Recuperados
Se não tiver ideia de onde começar a montar sua jornada, que tal se inspirar nesse exemplo de um dos nossos clientes?
Como vemos, a Jornada foi construída em quatro etapas, sendo duas Gold, que visam a ativação de alguns usuários.
Vamos entender mais sobre cada uma delas:
Etapa 1 - Instalação
A primeira das etapas, dedicada a fazer o usuário ativar sua conta, foi construída com o envio de notificações em diferentes dias ao longo de uma semana, além do envio de uma primeira notificação assim que o usuário realiza a instalação do app.
Etapa 2 - Ativos (Gold)
A etapa posterior, cujo objetivo é fomentar usuários a explorar mais as possibilidades do aplicativo, se concentra em usuários que realizaram a ativação e envia notificações 1 e 6 dias após esta ativação, sendo que a primeira convida o usuário a conhecer o aplicativo e a segunda questiona se ele precisa de alguma ajuda.
Etapa 3 - Inativos 7 Dias
Esta etapa visa impactar usuários que não realizaram ativação no aplicativo apesar das notificações realizadas na primeira etapa. Por isso, os envios trabalham com ativações de remarketing assumindo que aquele usuário não está fazendo uso do aplicativo e tentando resgatá-lo.
Etapa 4 - Recuperados (Gold)
Por fim, a etapa 4, que não possui envio de notificações, foi criada para mensurar quantos usuários são recuperados por conta das notificações da etapa anterior (ou seja, voltaram a interagir com o aplicativo devido às notificações enviadas nas etapas anteriores).
Abandono de Carrinho
Outra sugestão que, de certa forma, não pode faltar nas Automações de aplicativos de venda online é de recuperação de carrinhos abandonados. Ou seja, criar uma Automação para que os usuários sejam notificados depois de deixarem uma compra inacabada e saírem do aplicativo.
Para fazer isso, basta criar uma Automação, selecionar a condicional se usuário realizou inapp event: e depois inserir o termo correspondente ao seu carrinho abandonado.
Depois de feita esta ação, selecione o canal e a mensagem que você pretende enviar quando seu usuário estiver nestas condições de abandono de carrinho, as definições de agendamento para envio da mensagem e prepare a sua automação! Feito isto você acaba de preparar mais uma automação feita que deve alavancar bastante os seus resultados!