Já conseguimos aprender como fazer as nossas primeiras Automações baseadas nos inapp events básicos: instalação e abertura do aplicativo. Agora chegou a hora de evoluirmos para outros tipos de Automações que podem trazer resultados bem expressivos para o seu negócio!
Ao termos a necessidade de evoluir nossas Automações, é preciso saber que existem diversas possibilidades. E que nenhuma delas, desde que funcione para você, estão erradas. Posto isto, vamos sugerir aqui dois tipos com potencial para trazer diversos benefícios para seu aplicativo!
Recuperação de Carrinho Abandonado
O Abandono de Carrinho nas Automações funciona muito bem para aplicativos que vendem online (ecommerce). Isso porque muitas vezes o usuário chega até a etapa final de compra, mas não a concretiza.
Desta forma, criar uma Automação na qual permitimos uma mensagem automática após um determinado período toda vez que um usuário deixa algo no carrinho de compras e aparenta que não irá mais fazer a compra pode induzi-lo a realizar esta ação.
Vale lembrar ainda que recuperar um carrinho de compras abandonado é uma iniciativa de baixo custo que traz um ROI bastante positivo. Além disso, com uma mensagem bem redigida, ainda é possível demonstrar o quanto o aplicativo está realmente preocupado com a experiência do usuário.
Feedback Após Utilização
Este tipo de Automação talvez seja a que mais varia de acordo com o modelo de negócio que seu aplicativo possui. Entretanto, de maneira geral, todos podemos entrar em contato com nossos usuários após eles fazerem uso do nosso aplicativo ou de algum produto ou serviço que está composto nele.
Em apps de mobilidade, por exemplo, pode-se criar uma Automação para questionar o usuário após ele realizar um trajeto se tudo correu bem e se o caminho sugerido pela sua empresa foi o mais adequado. Já em aplicativos de B2B2C, é interessantes questionar os dois tipos de usuário sobre como ele avaliou aquela experiência e se fez sentido o match entre eles oferecido pelo seu aplicativo.
Claro que este uso deve funcionar melhor para quem oferece produtos e serviços de forma recorrente (uma vez que impacta mais usuários periodicamente), mas suas possibilidades de utilização são enormes a depender de como cadastrou os seus inapp events.
Por que não fazer estas Automações como Jornadas?
Como podemos perceber, ambas as automações não fazem sentido de serem contempladas como Jornadas, uma vez que integram um grupo de comunicações recorrentes realizadas a partir de ações específicas dentro do app, que não necessariamente visam colocar os usuários em um caminho específico a ser percorrido dentro do seu aplicativo.
Desta forma, este modelo funciona como uma evolução das Jornadas criadas por você no dashboard da Flowsense, contemplando impactos em usuários que não estão atrelados a nenhuma Jornada.