Uma das features que a Flowsense oferece é o envio de um push notification quando um usuário se aproxima de um ponto de interesse (veja mais neste link). A forma simples de configurar um ponto de interesse para criar pushes é através do próprio dashboard, clicando na opção Pontos de Interesse
Apesar de bastante amigável, essa opção só é válida quando você precisa configurar poucos estabelecimentos de uma vez. Como uma das alternativas, oferecemos a criação desses pushes geolocalizados subindo um arquivo.
O arquivo em questão precisa estar na extensão .CSV com a codificação UTF-8 (veja mais neste link)
Antes de preencher seu arquivo, já tenha definida as seguintes informações.
- Latitude e longitude de cada local
- Regras de negócios
- Mensagens (título, small message e big message)
Uma vez que você tem todas as informações, comece a preencher usando o seguinte arquivo como base. Nas linhas abaixo explicamos o que significa cada coluna. Colunas seguidas de * precisam estar preenchidas.
poi_name é o nome do estabelecimento, por exemplo, restaurante x. Quando for uma campanha pontual, inclua o nome da campanha no nome. Isso irá facilitar a contabilização dos resultados. Preenchimento obrigatório.
poi_partner_id* é o identificador do seu POI. É o “apelido” do seu local e não deve ser duplicado. Se você não tiver um código, pode colocar simplesmente L01, L02, etc. Preenchimento obrigatório.
latitude* Formato: Sempre entre aspas duplas e com um ponto (cuidado, pois algumas versões do Excel transformam em milhar). Exemplo: “-22.454388”. Preenchimento obrigatório.
longitude* Formato: Sempre entre aspas duplas e com um ponto (cuidado, pois algumas versões do Excel transformam em milhar). Exemplo: “-43.54938”. Preenchimento obrigatório.
radius*: É o raio desejado para o smartfence (perímetro onde o usuário pode receber o push geolocalizado) e o centro é definido a partir da latitude e longitude. O formato é em metros. Exemplo: 150. Preenchimento obrigatório.
active_from Início do envio dos pushes. Se deixado em branco, inicia imediatamente. Formato: dd/mm/aaa hh:mm:ss - Exemplo: 23/12/2019 08:00:00. Preenchimento opcional.
active_until Fim do envio dos pushes. Se deixado em branco, continua enviando enquanto o POI estiver ativo. Formato: dd/mm/aaa hh:mm:ss - Exemplo: 03/01/2020 15:30:00. Preenchimento opcional.
action_active*: Opção binária para ativação de um Ponto de Interesse. Se você deseja ativar e enviar pushes, 1. Se deseja somente criar o ponto de interesse, mas ainda não enviar pushes, 0. Essa ação é a regra principal, se sobrepõe à active_from e active_until, ou seja, estará habilitado somente se estiver com o número 1. Sugerimos que na primeira vez seja colocado 0 para fins de revisão. Se tiver dúvidas, acione seu Customer Success Manager. Preenchimento obrigatório.
action_name*: Usualmente, incluir o seguinte texto: webhook_internal_push. Pode mudar ao depender do seu tipo de integração. Ao fazer pela primeira vez, consulte seu Customer Success Manager. Preenchimento obrigatório.
total_activations_per_day*: Número total de pushes que um usuário pode receber por dia. Exemplo: 1. Preenchimento obrigatório.
total_activations_per_poi*: Número total de pushes que um usuário pode receber por dia no mesmo local. Exemplo: 1. Preenchimento obrigatório.
timedelta_days_for_refreshing_poi_count*: Depois de quantos dias, uma vez recebido o push, o usuário pode receber novamente no mesmo local. Exemplo: 7. Preenchimento obrigatório.
minimal_duration_seconds*: Tempo mínimo que o usuário deve ficar dentro do smartfence para receber o push (em segundos). Exemplo: 60. Preenchimento obrigatório.
home_enabled* O usuário pode receber o push geolocalizado se detectarmos que ele está em casa? Se sim, 1, se não, 0. Preenchimento obrigatório.
work_enabled*: O usuário pode receber o push geolocalizado se detectarmos que ele está no trabalho? Se sim, 1, se não, 0. Preenchimento obrigatório.
days_of_week_allowed*: Você deseja enviar em quais dias da semana? Segunda-feira = 0; Terça-feira = 1, etc. Por exemplo, se deseja enviar todos os dias: [0, 1, 2, 3, 4, 5, 6]. Preenchimento obrigatório.
time_ranges: Em quais horários o push deve ser enviado? Você pode incluir diversos intervalos de tempo. Exemplo: 12:00-15:00;17:00-22:00. Preenchimento obrigatório.
poi_cluster: Você também pode criar clusters, assim fica mais fácil para você analisar os resultados ou enviar mensagens parecidas para parecidos tipos de estabelecimento. O formato é texto e o nome fica à sua escolha. Exemplo: [‘Supermercados’]. Preenchimento opcional.
title_ios*: Agora vamos às mensagens! Você pode colocar mensagens diferentes para Android e iOS. Este campo refere-se ao título do seu push no iOS. O formato é texto e aceita emojis. Preenchimento obrigatório.
body_ios: O corpo da mensagem para iOS. O formato é texto e aceita emojis. Preenchimento obrigatório.
push_image_url_ios: Você também pode incluir imagens! O formato é o endereço da web onde está essa imagem. Veja mais aqui Exemplo: http://imagem.jpg. Preenchimento opcional.
title_android: Este campo refere-se ao título do seu push no Android. O formato é texto e aceita emojis.Preenchimento obrigatório.
small_message_android: Refere-se à mensagem que aparece na tela bloqueada, você pode utilizar como subtítulo ou repetir as primeiras palavras da sua mensagem. Tamanho máximo: 50 caracteres. Preenchimento obrigatório.
big_message_android: É o corpo da mensagem para Android. Segue as mesmas regras do iOS. Preenchimento obrigatório.
big_picture_android: Ao arrastar a mensagem, o usuário pode ver uma imagem. Insira o link nesse campo. Segue as mesmas regras do push_image_url_ios. Preenchimento opcional.
app_uri: Ação que deve acontecer quando o usuário clicar no push. É um deeplink, que pode levar à uma página específica do seu app ou da web. Se deixado em branco, vai para a página inicial do seu app. Preenchimento opcional.
priority: Criamos essa opção para os casos de você ter dois ou mais pontos de interesse muito próximos. Formato: Número (0 a infinito). Quanto maior o número, maior a prioridade. O POI escolhido é o que tiver o número mais alto. Preenchimento opcional.
Muitas possibilidades de personalização, não é? Assim você pode enviar a mensagem perfeita.
Obs: Para modificações, suba o CSV UTF-8 apenas com as colunas poi_id e as que você deseja substituir.
IMPORTANTE: Atente-se aos formatos de texto e número. O que é um arquivo CSV-UTF-8? (veja mais neste link)
Texto de: Lissa Chesky