Provavelmente uma das suas motivações ao contratar a Flowsense foi de poder compreender e falar com seus clientes de maneira muito mais precisa. Para isso, dispomos de várias ferramentas em nossa plataforma, que vão desde o impacto contextualizado por geolocalização até a compreensão de por quais etapas da jornada o usuário do app já passou e como estimulá-lo a avançar nestas etapas.
Um dos insumos mais importantes para poder compreender e engajar os clientes com muito mais profundidade são o que chamamos de Partner Tags.
O que são Partner Tags?
As Partner Tags são qualquer tipo de dados sobre seus usuários finais que você alimenta à plataforma da Flowsense para conseguir chegar a níveis mais profundos de análise e engajamento.
Essas “tags” extras permitem cruzar o comportamento do usuário descoberto pela Flowsense (cliques e sessões no app, histórico de geolocalização, reações a push notifications) com o comportamento dele em outros cadastros, canais e interfaces.
Alguns exemplos de tags comumente usadas por clientes são: sexo, idade, produto consumido, data da última transação, origem do download do app, valor médio gasto por mês. Essas tags sempre são associadas ao identificador anônimo do usuário final (Partner User ID). Elas podem ser alimentadas das formas citadas nesse artigo.
Qual a vantagem de alimentar Partner Tags para a Flowsense?
Com Partner Tags, pode-se construir segmentações para análise e engajamento que não seriam possíveis de outra forma, tratando seus clientes de maneira muito mais personalizada e pertinente.
Além disso, todas as Partner Tags são sempre associadas a um identificador anônimo, protegendo a identidade do cliente final ao mesmo tempo em que cria-se um relacionamento mais humano com ele.
Um exemplo do uso de Partner Tags
A tela abaixo é a interface para criação de audiências no dashboard da Flowsense. Ela permite agrupar clientes em segmentações com base em diversos tipos de dados coletados sobre eles. Mais detalhes sobre segmentações estão disponíveis neste link.
Veja o destaque dado à caixinha de Partner Tags. Ela que será o ponto chave aqui.
Caixa de Partner Tags em destaque, com exemplo de data
Vamos supor que você seja o responsável por campanhas em um app de cartões, e uma barbearia premium parceira na Av Paulista quer atrair clientes no fim da tarde com um desconto especial.
Assim, você decide impactar homens que gastaram pelo menos R$500 em sua última fatura, trabalham na região da Bela Vista e saem do trabalho a partir das 18h.
Os dois últimos dados (onde trabalha e que horas sai do trabalho) são analisados pela Flowsense, mas o perfil do consumo e o gênero do cliente são informações transacionais e de cadastro, respectivamente, e precisam ser alimentadas como Partner Tags.
Com elas alimentadas, você pode construir esse segmento, conforme mostra a imagem a seguir. Posteriormente, basta usar esse segmento no momento da criação de uma campanha de Push Notifications para atingir o público ideal para essa comunicação.
Tela com audiência construída conforme o exemplo acima
Texto de: Andre Bain