Qualquer dono de smartphone recebe dezena de notificações push diariamente no seu aparelho. Algumas são naturalmente mais relevantes, como mensagens de amigos e família, lembretes e compromissos no calendário. Quando falamos de comunicações de marketing, no entanto, é inevitável disputar a atenção do usuário, que faz a decisão entre clicar na mensagem ou dispensá-la em questão de segundos. Tornou-se indispensável para qualquer app aumentar a relevância para o usuário final de seus push, seja para aumentar as chances de que ele se envolva com aquela notificação, ou para evitar que o mesmo simplesmente perca o interesse em suas comunicações, arriscando um possível churn.
Como saber que tipo de mensagens e ofertas enviar para cada usuário? E quando fazer isso? A maneira mais fácil é conhecendo-o profundamente: seus hábitos, horários e gostos. Com essas informações em mãos, é possível impactá-lo da melhor maneira possível, apresentando uma mensagem que seja não só interessante, mas também oportuna. Além do mais, esse conhecimento profundo da base de usuários pode ser extremamente valioso para seu negócio. Na aba Comportamental do Dashboard da Flowsense, é possível entender sua base de usuários com base em resultados de análises geográficas feitas a partir de dados coletados automaticamente pelo nosso SDK. A partir disso, é possível planejar e direcionar suas ações de marketing para o seu público-alvo mais adequado, utilizando a função de Segmentações.
Podemos começar observando, por exemplo, algumas das informações mais simples que a Flowsense oferece: a cidade, o estado e o bairro em que seus usuários estão localizados. Na tela Comportamental, é possível ver as principais regiões onde seus usuários moram e trabalham. Esse dado pode ser utilizado posteriormente para limitar ofertas e avisos apenas para uma cidade ou bairro específico onde aquela oferta ou produto esteja disponível, por exemplo.
No entanto, as análises geográficas da Flowsense são bem mais profundas: além de analisar o local de casa e trabalho do usuário, também analisamos de maneira cuidadosa os lugares que ele frequenta, inferindo a partir disso seus hábitos, gostos e preferências. Essas informações se encontram na tela Comportamental na seção “Perfil dos usuários”. Ela apresenta as estatísticas da sua base em relação a diversos perfis pré-definidos pela Flowsense, que podem ser conferido por completo na documentação técnica.
Quais são alguns exemplos da aplicação desses perfis na prática? Suponhamos que você queira aumentar suas vendas em lojas físicas. Um público que já costuma consumir nesse tipo de estabelecimento são os Mall Shoppers. Compradores em shopping, esses usuários são mais propensos a se movimentar até um local no mundo real se impactados com uma oferta, aumentando tanto a conversão do seu push quanto a conversão em vendas. Por outro lado, usuários classificados como Caseiros provavelmente preferem fazer suas compras online. Ofertas de frete grátis, por exemplo, obteriam uma performance melhor se direcionadas a esse grupo.
Além disso, existe uma série de outras classificações que podem ser úteis tanto para entender a personalidade dos seus usuários, localizando possíveis demandas específicas, quanto para anunciar produtos de nicho com alta conversão, como por exemplo Baladeiro, Cult e Entusiasta de Futebol. Também podemos analisar a classe social dos usuários, permitindo que ofertas anunciadas estejam sempre dentro da faixa de preço que aqueles usuários podem pagar.
Por fim, a partir das análises geográficas também podemos extrair informações temporais. Na tela Comportamental conseguimos observar os horários em que os usuários costumam chegar e sair de casa e do trabalho, bem como o horário em que costumam a sair do trabalho para o almoço durante a semana. Essas informações são extremamente valiosas para saber o melhor momento para impactar seus usuários, seja pelo horário ser um fator relevante (uma loja pode impactar usuários próximo do seu horário de saída do trabalho para que ele faça compras no caminho para casa, ou restaurantes podem ser ofertados no horário em que o usuário costuma almoçar) ou para ativar os usuários em momentos em que estejam menos ocupados, e, portanto, sua atenção seja menos disputada.
Sendo assim, a Flowsense proporciona um poderoso conjunto de ferramentas para otimizar seu marketing mobile. A tela Comportamental oferece um panorama rico em informações que permite entender sua base de usuários de uma maneira única, e as Segmentações permitem que esses insumos sejam utilizados para aumentar sua conversão e reduzir o churn.
Texto de: Felipe Caracciolo Gonçalves