Quando o assunto é mobile, uma das formas mais efetivas de engajar seu cliente é através de notificações push. Com ele o recado vem com a sua marca (customizações), é disparado imediatamente e ainda custa até 5x menos que um SMS. A Business of Apps e invespcro divulgaram um compilado de estatísticas que nos deixam ainda mais convictos da eficácia dessa ferramenta:
65% dos usuários retornam ao app em 30 dias quando o push está habilitado
71% é o aumento da retenção do usuário na primeira semana se ele recebe 1 push de onboarding
A taxa de retenção mensal dobra quando há uma estratégia de engajamento contínuo
Agora, como podemos evoluir a notificação push e melhorar ainda mais seus resultados? Através do push geolocalizado.
1. O que é push geolocalizado?
Também conhecido como push de contexto, é uma ativação que o usuário recebe baseado em sua localização. Há duas formas de realizar essa notificação:
- Geo-targeting: alcançar alguém baseado na sua localização, que pode ser momentânea ou estabelecida (cidade, bairro, etc. de residência);
- Cerca geográfica (geofence): ao entrar em um local cadastrado e permanecendo um tempo mínimo dentro dele.
A tecnologia de identificação do local do usuário é feita através dos dados do GPS + Rede móvel do celular (triangulação do sinal).
2. Porque push geolocalizado?
Ao oferecer uma comunicação contextualizada, a experiência do usuário se torna mais agradável e assertiva por que impacta diretamente nos micro momentos* mais importantes da jornada. Conhecer a vida offline revela hábitos que permitem novas segmentações e elaboração de campanhas ainda mais precisas. A taxa de interação com push (CTR) em média triplica quando se considera a localização do usuário.
3. Desafios do push geolocalizado
Naturalmente, quanto mais informações temos do nosso usuário, maior é nossa responsabilidade no uso desses dados. Por isso, para que o usuário possa ser engajado dessa forma, é preciso que ele autorize o uso do GPS pelo app e esse pedido requer atenção. A solicitação deve ser clara e objetiva, explicando ao usuário o motivo e ganhos que ele tem com essa autorização. Montamos um guia que ajuda na elaboração dessa solicitação, confira aqui.
Uma pesquisa da Microsoft** revela ainda que usuários estão dispostos a compartilhar seus dados para campanhas de marketing geo-localizados conquanto que tenham retorno. Os 3 principais motivadores são:
- 99.6% recompensa em dinheiro;
- 89.3% descontos locais;
- 65.2% programas de lealdade.
Outro desafio é resistir a tentação de engajar a todo momento. Pense na sua experiência, o quanto pode ser invasivo, inoportuno ou petulante se toda vez que ele passar numa loja, que é caminho de sua casa, ele receber um push? Ou se recebe um push logo que entra num concorrente? Chega a ser assustador!
**https://pushassist.com/blog/understanding-location-based-push-notifications/