Acredito que se você chegou até aqui é por que já está convencido dos benefícios que a geolocalização pode oferecer para um engajamento melhor dos usuários, correto? Se ainda tem alguma dúvida, recomendo a leitura de alguns dos nossos artigos: Push Geo e case Banco Carrefour.
Lembrando que o acesso às informações de localização é condicionado à permissão do usuário para seu app. Naturalmente existe a preocupação com a segurança e privacidade, mas mesmo assim podemos contornar essa situação e oferecer uma experiência que justifique o acesso. Idealmente o usuário deve permitir coletar os dados a todo momento, entretanto nas versões mais atuais do iOS (a partir do 11) e Android (a partir do 10) ele tem a opção apenas enquanto o app é usado, tornando um pouco mais desafiador o pedido. Por isso listamos 3 princípios, e algumas dicas conforme a vertical, para que você possa aumentar sua taxa de permissão sem prejudicar a experiência do usuário.
Princípio 1: Transparência. Seja franco sobre os motivos pelo qual está pedindo a localização, explicando qual dado será coletado e como será utilizado, incluindo um hiperlink para sua política de privacidade. Nessa hora vale se colocar no lugar do usuário e pensar no disclaimer que o faria confortável bastante para aceitar compartilhar sua localização.
Princípio 2: Recompensa. Em troca do usuário topar compartilhar seus dados, ofereça um benefício ou recompensa! Algumas dicas por tipo de app:
- Notícias: pode sugerir que a experiência do usuário será melhorada a partir do momento que ele recebe, primeiramente, as novidades da região onde ele se encontra e outras informaçõe locais úteis (como eventos, clima, etc.);
- E-commerce/M-commerce: pode informar que irá fazer somente ofertas relevantes e no melhor momento conforme seu perfil, pois sabe os locais que gosta de frequentar;
- Clube de descontos: informe que farão ofertas mais assertivas e até cadastrar locais que gosta de frequentar se souberem a região que está, visando economia na conta
- Fidelização: sugira que o usuário será lembrado do benefício sempre que ingressar em algum comércio que seja parceiro e assim aproveitar mais;
- Esporte: pode sugerir entregar conteúdos e ofertas relevantes sobre jogos e notícias de acordo com o time do coração e a região em que a pessoa se encontra.
Princípio 3: Momento. Não seja afobado, avalie o melhor momento da jornada do usuário para pedir. Por vezes será melhor pedir somente quando ele acessar determinada tela do app, após já ter experimentado a principal entrega dele. Pedir na primeira abertura do app pode ser invasivo e, sem vínculo prévio, gerar uma desinstalação rapidamente.
Alguns bons cases:
Tripadvisor
Ao pedir numa linguagem condizente com a proposta do app e deixando claro o benefício que oferece, colocando ainda uma tela intermediária antes do prompt do SO, melhora ainda mais a experiência.
Target
Novamente, usando uma tela própria antes do prompt do celular, já informando o benefício e reforçando logo em seguida aumenta a confiança do usuário.
Mesmo que nunca tenha pedido permissão para acessar a localização, considere os benefícios que isso pode agregar ao seu relacionamento com o cliente! Caso queira dicas e sugestões de como realizar o pedido, fale conosco! Será um prazer ajudá-lo.