A Jornada é uma solução que foi criada para facilitar a comunicação com o usuário no seu dia a dia. Seu objetivo principal é incentivar os usuários a seguirem o fluxo de acesso tal qual nós imaginamos.
Existem diversas funcionalidades para esta ferramenta. Por exemplo, é possível acompanhar o ciclo de vida dos usuários, entendendo o que acontece em cada etapa desse ciclo e criando réguas de comunicação de acordo com o momento de seu usuário - tudo isso de forma automática. Assim, mantemos os usuários sempre ativos, engajados e interessados pelo produto!
Passo 1: definição de Personas
Para começar a montar a Jornada do usuário do seu app, a primeira coisa que precisa ser pensada é: quem são as minhas personas? Determinando o perfil ideal de usuários e conhecendo suas características, a tarefa de traçar os passos dentro do app fica bem mais fácil.
Com as personas definidas, o próximo passo é entender quais etapas os usuários passam após adquirir o produto. É necessário fazer um cadastro completo no app para começar a usar de fato o produto? Os usuários precisarão pagar antes de acessar qualquer conteúdo de seu produto? Essas e outras perguntas precisam ser respondidas para desenhar uma Jornada completa sem esquecer nenhuma etapa importante.
Passo 2: elaboração da Jornada
Para facilitar a elaboração da sua jornada, temos abaixo um exemplo básico que normalmente se encaixa na maioria dos negócios:
Vale lembrar que a jornada pode ser focada em incentivar o usuário a chegar em uma etapa desejada específica. Por exemplo, se queremos mais usuários assinando o clube de vinhos, o foco será levar os usuários para a etapa “fidelizados”.
Passo 3: definição de foco
Com a ordem e nomes de etapas definidos, o próximo passo é pensar quais eventos dentro do aplicativo (inapp events) indicam a mudança de etapa de um usuário e qual é a etapa de sucesso, ou seja, onde desejamos que nossos usuários fiquem, o que chamamos de Etapa Gold.
Na Jornada do exemplo apresentado, os eventos e a Etapa Gold seriam respectivamente:
- Instalar o App
- Fazer o Login
- Realizar a primeira compra
- Assinar o clube (Etapa Gold)
- Não abrir o App por uma semana
Quando os eventos de gatilho e etapas estiverem definidos, é hora de começar a desenvolver as réguas de comunicação.
Como criar uma régua de comunicação em uma Jornada da Flowsense
Como já vimos, a funcionalidade Jornada possibilita que possamos nos comunicar com os usuários de acordo com a etapa em que ele está de seu ciclo de vida dentro do App.
Isso significa que o diálogo com um usuário que acabou de se cadastrar e um usuário que já é assinante do produto há um ano são totalmente diferentes; tanto no vocabulário quanto nas ofertas que podem ser oferecidas para cada um.
Por este motivo, para cada etapa da nossa Jornada é possível criar uma régua de comunicação diferente, fazendo com que o usuário que passou de uma etapa para outra pare de receber mensagens da régua que estava e passe a receber mensagens da nova régua.
Lembre-se: o objetivo é sempre incentivar o usuário a avançar nas etapas - até chegar na etapa que você definiu como Gold.
A maneira na qual cada mensagem deve ser criada dentro da nossa régua de comunicação é bem intuitiva e permite que você altere tanto o espaço de tempo no qual cada comunicação deve ser enviada, como a própria mensagem. Tudo de acordo com a estratégia que você traçou!
Como editar uma Etapa da Jornada da Flowsense
Para começar a fazer isso, abra uma etapa e clique no balão vazio. Em seguida aparecerá do lado direito opções de adição de conteúdo. Personalize como achar mais adequado. Neste local é possível adicionar imagens, memes, links e até botões. Lembre-se que mensagens com emojis e imagens costumam trazer um bom número de cliques e conversão.
Vale lembrar que as mensagens são programadas automaticamente para serem enviadas entre as 9AM e 22PM - mas você pode mudar isso também caso prefira.
É importante também definir o intervalo entre o envio de uma notificação e outra. Estes intervalos podem variar de horas até dias!
Seguindo esse mesmo fluxo, crie quantas mensagens achar necessário para sua régua de comunicação e, quando tudo estiver do jeito desejado, ative a Jornada!
Vale lembrar que, caso precise mudar alguma mensagem ou até mesmo excluí-la, você consegue editar apenas uma das mensagens do seu envio.
Pronto! A partir do momento em que a Jornada é ativada, os usuários começam a receber as suas mensagens conforme você determinou.