Provavelmente você já ouviu falar de push notifications. Se não, com certeza já foi impactado por um monte deles e nem sabia! Os push notifications de apps são as notificações ou mensagens enviadas pelos aplicativos de celular. Geralmente eles vêm na forma de um alerta que informa o usuário de algo importante que o app quer comunicar, como uma oferta, uma novidade, uma pesquisa, uma ação transacional, um convite ao uso do app, entre outros.
Os principais objetivos dos push notifications são relativos a aumentar retenção, engajamento e receita de aplicativos; ou alertar os usuários de fatos que merecem sua atenção naquele momento. Eles direcionam os usuários do app para funcionalidades do aplicativo ou para ações importantes que devem ser tomadas pelo cliente.
O exemplo abaixo mostra um push com objetivo de pesquisa. Ele pode parecer uma simples pergunta, mas na prática essa mensagem usa os principais elementos diferenciadores do push como canal, ao mesmo tempo que usa recursos de personalização para entregar um impacto muito pertinente para o cliente final. Vamos aos conceitos, e em seguida voltaremos a esse exemplo.
Principais funcionalidades do push como canal
- Alertas e lembretes: informar o usuário de eventos importantes. Por exemplo, apps de viagem te relembrando que seu voo se aproxima; ou um app de transporte público alertando que hoje uma linha do metrô não funcionará.
- Promoções e reengajamento: vender um produto ao usuário ou estimulá-lo a usar o app. Por exemplo, um app de varejo usando geolocalização para atrair clientes para sua loja; ou um app de restaurantes estimulando os usuários a conferir as principais ofertas para o jantar de hoje.
- Transacional: informar o cliente de uma nova ação relacionada a um pedido ou transação. Por exemplo, apps de banco informando de transações no cartão de crédito, ou apps de e-commerce mandando notificações para acompanhamento de pedidos.
- Pesquisa: o exemplo mostrado na imagem acima. Consultar a opinião do usuário sobre determinada experiência. Por exemplo, uma app de varejo consultando como foi a visita a uma loja física, ou qualquer app pedindo a opinião do cliente sobre uma funcionalidade lançada recentemente
Principais capacidades do canal
- Personalização = segmentação + contexto. O push notification, por estar vinculado a um app, permite capacidades únicas de personalização e contextualização, tornando-o o canal que permite maior proximidade com o cliente final.
- Personalização: aqui entram aspectos como dados cadastrais, análises de perfil por geolocalização, compreensão da jornada do cliente no app, reação a notificações, e outros. Com tudo isso, é possível entender quem é o cliente e o que o interessa, o quanto ele já está engajado com o app, o quanto ele é aberto a ser impactado por notificações, em que momento e com que frequência.
- Contextualização: principalmente o uso da localização do cliente em real time para gerar uma notificação mais precisa. Usado em grande medida para notificações promocionais, alertas e pesquisas.
- Recursos do push. O push notification também tem recursos tecnológicos que permitem comunicação muito mais rica com os usuários. O uso destes recursos aumenta o engajamento dos usuários e melhora sua experiência. Os principais são:
- Mídia: a forma mais comum são imagens, mas notificações podem conter também vídeos, GIFs e até áudios. Outro tipo de mídia que tem um impacto positivo são emojis no texto, deixando-o mais amigável ao cliente final e aumentando taxas de clique.
- Links: links no push ajudam a guiar a jornada do cliente, apontando-o a uma determinada página no app ou a uma URL (página da web) relacionada ao que foi comunicado. Por exemplo, se um app de delivery recomenda um mercado, o push pode conter um link que, quando clicado, abre diretamente a página deste parceiro no app.
- Botões: botões ajudam a criar uma comunicação bidirecional com o cliente, permitindo a ele tomar ações rápidas, como “Comprar”, “Acompanhar Pedido”; ou dando a oportunidade de dar feedbacks, como no push usado de exemplo. Botões geralmente são enriquecidos com links, permitindo direcionar a jornada do usuário e mesmo segmentá-lo de acordo com sua reação.
Voltando ao exemplo inicial…
Podemos ver que esse push é um push de pesquisa; conta com contextualização por localização e possivelmente personalização de acordo com o momento da jornada do cliente; além disso contamos com recursos como imagem, deixando a notificação mais amigável; botões, permitindo ao cliente dar seu feedback de maneira imediata; e links, que, dependendo do clique do cliente, podem levá-lo a páginas diferentes. Por exemplo, se ele clicar que a experiência foi boa, pode-se abrir a página de avaliação do app; se foi ruim, a página de suporte para ele poder detalhar o que deu errado.
Push Notifications versus outros canais digitais
Comentei anteriormente que o push notification é o canal que permite maior proximidade com o cliente final. Outra forma de analisar isso é comparando-o com outros canais. Não afirmo que o push deve viver “sozinho”, mas, sim, coordenado com outros canais para gerar os melhores resultados.
- E-mail: sem possibilidade de personalização por geolocalização. Compete por atenção com os demais emails na caixa do cliente. Necessário cuidado para não ser tratado como SPAM. Muito útil para manter informações complexas registradas, como a emissão de uma passagem ou um comprovante de transação bancária.
- SMS: sem possibilidade de enriquecer com mídia e botões. Personalização e contextualização baixas. Sendo um canal não proprietário, acaba sempre incorrendo em custos unitários de disparo. Muitas vezes associado a SPAM.
- In-app messages: as in-app messages são as mensagens, banners e avisos que aparecem quando o usuário abre o app. Elas são convenientes para o cliente, mas não cumprem o papel de alertar o cliente ativamente. Assim, podem ser mais aplicadas a situações que não envolvem um informativo urgente.
- Web/desktop push: taxas de aceite de notificação são baixas, normalmente não ficam registradas, não usam funções de geolocalização.
Conclusão
Os push notifications são um canal extremamente útil para manter os clientes informados e engajados sobre os principais eventos relacionados ao app, sejam alertas, promoções, transações ou pesquisas.
Eles possuem características de personalização, contextualização e recursos tecnológicos que permitem atingir objetivos que outros canais não conseguem. Assim, afirmo com segurança que ele é o canal que permite maior proximidade com o cliente final. Ainda assim, coordená-lo com outros canais é o que maximiza os resultados de engajamento e retenção.
Texto de: Andre Bain