Seu app já possui pedido de localização, mas seus índices estão aquém da média ou inalterados há um tempo? Então esse artigo poderá te ajudar a melhorar esse resultado! A ideia é avaliar se estamos aplicando os 3 princípios fundamentais da experiência do usuário para o pedido atual, fazermos um diagnóstico da situação atual para compreender melhor a realidade do app e então aplicar as ações que já testamos e melhoraram o resultado de parceiros.
Os 3 princípios
Ao pedir uma informação pessoal do usuário é essencial se colocar no lugar dele e ter em mente 3 princípios: transparência, recompensa e momento. Temos um artigo que explora esse assunto com mais detalhe, para acessá-lo basta clicar aqui.
Diagnóstico
Procure observar os seguintes pontos e erros comuns a fim de compreender o que pode ser aperfeiçoado ou corrigido:
- Vertical do app. Ainda que sejamos diligentes com os 3 princípios, algumas verticais não desempenham tão bem quanto outras simplesmente pelo fato que os usuários não verão tanto valor em compartilhar o dado. Por exemplo: porque um app de edição de foto precisa da localização? Ou o app de podcasts? Diante disso, cabe respeitar que a média de aceite será menor e se forçar a barra, pode virar churn.
- Pedir na lata. O usuário não teve sequer a chance de testar o app e já se depara com um pedido para compartilhar informações. Exceto usuários que já conhecem o app, essa prática comumente gera rejeição e torna mais difícil um segundo pedido.
- Pedir via SO. O pedido feito via sistema operacional possui limitação de conteúdo explicativo e a partir da segunda solicitação é possível desabilitar pedidos para sempre, por isso não é aconselhável usar somente essa ferramenta. Crie uma tela intermediária no app, customizada, para explicar os motivos e ganhos e só depois do usuário dar aceite na mesma, direcione para o pedido nativo. Assim evita gastar suas chances.
Ações e dicas
Uma vez mapeados os pontos de melhoria e feito os devidos ajustes, o que mais pode ser feito então para tentar resgatar usuários que negaram?
- Campanhas de pushes. Ao menos uma vez ao mês é recomendado realizar uma campanha de push para toda base que ainda não realizou o aceite. Relembrar o usuário dos benefícios que está abrindo mão pode fazer com que ele mude de ideia. Aproveite e facilite o aceite colocando botões no push e incluindo um deep link para a requisição do OS em caso positivo.
- In app messages. Programe uma tela do app (in app event) que dispare uma mensagem de lembrete que deixe o usuário curioso para aproveitar melhor os benefícios da localização. Não se esqueça do deep link também.
- Recompensas imediatas. Cupons de desconto ou vouchers podem ser uma boa opção para alavancar, mas não para reter, tendo em vista que alguns usuários podem revogar a permissão. Então é recomendado usar atrelando a um período ou local de preferência do usuário.
Lembre-se que pode contar com o time Flowsense sempre que desejar realizar esse tipo de iniciativa. Buscamos sempre aprender novas práticas, testar e escalar em primeira mão para aprimorar seu relacionamento com o cliente.