A Jornada do Usuário (“jornada” daqui para frente) é uma ferramenta que a Flowsense disponibiliza para incentivar seus usuários a realizarem uma ação estratégica para a retenção do aplicativo, como completar um cadastro ou fazer a primeira compra.
Para entender se a ferramenta (ou verificar se a estratégia adotada) está sendo efetiva, é preciso fazer uma comparação com um caso alternativo: se nada estivesse sendo feito para incentivar o usuário a realizar essa ação.
Para realizar essa verificação, a Flowsense disponibiliza automaticamente uma comparação entre um grupo de usuários que está sendo impactado pela jornada e um grupo menor, aleatoriamente selecionado, que não está recebendo nada. Essa técnica é o famoso “Teste A/B”: comparar o caso A (impactados pela régua) com o caso B (não impactados pela régua).
Grupo Tratamento e Grupo Controle
Consideramos esse teste A/B da régua de comunicação nos seguintes grupos:
- Grupo de Tratamento: são os usuários que entram na ativação da jornada após a instalação. Neste caso, por volta de 95% dos usuários receberão os pushes.
- Grupo de Controle: serão aproximadamente os outros 5% da base dos novos usuários que não irão receber os pushes da Flowsense.
A seguir, exemplifico um caso hipotético de leitura do teste A/B da régua de comunicação com o "Grupo Tratamento" e "Grupo Controle":
Imagine que no dia 1o de janeiro 100 usuários instalem o seu aplicativo. Caso a jornada esteja configurada, o sistema da Flowsense vai escolher 5 usuários aleatórios para não receberem nada. Depois de um mês, nós contamos quantos dos 95 usuários (Grupo Tratamento) que estavam sendo impactados realizaram a ação desejada e quantos dos 5 usuários que não estavam (Grupo Controle) fizeram o mesmo.
Se do Grupo Tratamento, 50 realizaram a ação e do Grupo Controle apenas 1, então nós temos uma eficácia de 53% no Grupo Tratamento e 20% no Grupo Controle: em outras palavras, podemos dizer (com algum grau de incerteza) que a jornada está ajudando. Se, por outro lado, a eficácia do Grupo Controle estiver maior do que a do Grupo Tratamento, então é necessário reconsiderar as comunicações definidas, pois elas estão desincentivando os usuários a utilizarem o aplicativo conforme o desejado.
Exemplo: Após 7 dias de régua, 30% dos usuários impactados pela régua converteram, enquanto apenas 20% do grupo de controle
Como a experiência do usuário muda ao longo do tempo, por padrão apenas o efeito dos usuários dos últimos 2 meses são exibidos, e são considerados os efeitos da jornada apenas nos primeiros 30 dias, que em geral é um ciclo longo o bastante para a maior parte dos apps para ver se um usuário vai “colar” ou não.
Caso você tenha interesse em saber mais sobre como configurar e utilizar a jornada do usuário, clique aqui.