Vamos apresentar agora como você encontra o formulário de geolocalização em segundo plano e como funciona. Entretanto, gostaríamos de ressaltar que não recomendamos a realização do envio do formulário neste momento sem antes realizarmos em conjunto as análises necessárias.
Desta forma, ao acessar o Play Console (onde você gerencia seu app), você encontra na página Conteúdo do App (Política > Conteúdo do App > Permissões confidenciais do app), as primeiras informações para fazer esta alteração. Ali, ao ser perguntado se “Seu app atende aos requisitos da política de permissões de localização?“, deve-se, neste momento, marcar a opção “Não, este app não atende aos requisitos da política de permissões de localização”.
Isso permite que o app seja disponibilizado sem as alterações necessárias pela nova política até dia 29 de março de 2021, dando tempo a você para organizar as alterações necessárias (contando com nosso suporte) no seu aplicativo.
Como funcionará o preenchimento do formulário
Quando for necessário o preenchimento para o seu app, o formulário deve conter as seguintes informações:
- Finalidade do app
Descreva qual é o objetivo principal do seu app.
- Acesso à localização
Detalhe porque o seu app precisa de acesso à localização em segundo plano.
Neste ponto, é importante que você descreva um recurso baseado em local no app que exija acesso à localização em segundo plano, explicando porque ele não pode ser implementado sem esse acesso. É importante ressaltar que este recurso precisa estar relacionado à finalidade principal do app, uma vez que a aprovação será concedida ao app todo, não somente ao recurso.
Além disso, vale lembrar que só é possível avaliar um recurso por vez. A inclusão de vários recursos resultará na rejeição do app.
- Vídeo
Além do formulário, você deve enviar um link de um vídeo curto (a Google recomenda 30 segundos no máximo ) que mostre o recurso descrito acima em uso no app. Também é importante que ele demonstre as etapas necessárias para encontrá-lo e ativá-lo no app. O vídeo deve mostrar o seguinte:
- A solicitação em tempo de execução da permissão
- A caixa de diálogo de divulgação do uso da localização em segundo plano em destaque exibida aos usuários no app
- O recurso que é ativado em segundo plano
O que vai ser avaliado
A análise do Google se dará observando principalmente os seguintes pontos:
- O recurso agrega um valor claro para o usuário?
Isso porque existem algumas categorias de recursos que oferecem benefícios significativos para o usuário ao acessar sua localização, como segurança física, segurança percebida e saúde/condicionamento. Já outras têm menor benefício baseado na localização do usuário, como as que incluem anúncios, análises, personalização, entretenimento e conveniência por exemplo.
- Os usuários esperam que o app acesse a localização em segundo plano?
- O recurso é importante para a finalidade principal do app?
- É possível oferecer a mesma experiência sem acessar a localização em segundo plano?
Vale lembrar que esta lista de requisições não é completa. Ela serve para dar uma ideia de como o uso de permissões de localização do app pode ser revisado e interpretado.
Observação: por "funcionalidade principal", entende-se o objetivo principal do app. Nela, estão incluídos um conjunto de recursos básicos que precisam estar documentados e promovidos com maior destaque na descrição do app.
Prazos
Desde o dia de 30 de setembro já era possível preencher o formulário para receber o feedback do Google sem que isso causasse a não publicação do app.
A partir de 18 de Janeiro de 2021, todos os novos apps (publicados depois de 16 de abril de 2020) que acessem a localização em segundo plano precisarão ser aprovados para serem publicados.
A partir de 29 de março de 2021, todos os apps existentes (publicados antes de 16 de abril de 2020) e que acessem a localização em segundo plano precisarão ser aprovados ou as atualizações do app poderão ser bloqueadas, podendo chegar até a remoção desse app da Play Store.
Detalhamento
Para mais informações, consulte a página de suporte do Google sobre essa alteração ou o vídeo de divulgação sobre o assunto da própria plataforma.
Como sempre, conte conosco para fazer esta alteração da melhor maneira possível! Maiores dúvidas no que pudermos ajudar nos contate em help@flowsense.com.br