Neste guia veremos como criar uma Persona dos “Moradores de São Paulo e Usuários de celulares Android”.
Sugerimos que as personas tenham nomes que tenham a ver com a sua estratégia.
2.1 - Para se criar uma Persona devemos ir a Aba Segmentações.
2.2 - Assim que Segmentações for selecionado você verá essa tela abaixo. Siga o passo a passo:
2.3 - Quando você apertar o botão “Criar” verá uma tela como essa abaixo para dar um nome a sua Persona.
Agora vamos aos “Attribute Lists” que são as Listas de Atributos que podemos também chamar de “Filtros”.
Attribute Lists
Todas essas segmentações serão utilizadas e criadas de acordo com a Estratégia de Marketing do cliente.
Device Data: os filtros que temos aqui são exclusivamente para identificarmos o dispositivo / celular. Vamos entender o que significa um a um:
- Advertising ID: Identificador de publicidade gerado no Android pela Google (conhecido como GAID) e no iOS pela Apple (conhecido como IDFA);
- App Name: identificador único do aplicativo, conhecido como Application Id no Android e Bundle Id no iOS;
- Geoactive Last Ping: data da última vez que coletamos a localização daquele usuário;
- Is Location On: indica se o usuário está permitindo compartilhar localização;
- Last Ping: data da última vez que o celular conseguiu ter qualquer tipo de comunicação com a Flowsense;
- Os Model: Indica se é "Android" ou "iOS";
- Partner User Id: Identificador do usuário (enviado pelo cliente);
- Push Token: espécie de "endereço virtual" para que a Flowsense consiga enviar push notifications para o usuário.
Labels: são filtros geocomportamentais dos usuários disponibilizados pela Flowsense. No total temos 33 diferentes tipos de filtros, como por exemplo: o horário que o usuário chega em casa, o horário que sai do trabalho, classe social, nome da cidade, etc.
Partner Tags: literalmente significa “Filtros dos Parceiros”, ou seja, caso o cliente não encontre a segmentação necessária no Device Data ou em Labels, ele tem a opção de criar uma Partner Tag para identificar um tipo específico de usuário, como por exemplo: gênero, idade, amantes de rock, gasta em média R$ 500,00 por mês.
2.4 - Agora vamos Segmentar:
Para essa segmentação, utilizaremos os seguintes atributos como exemplo:
- Nome da Segmentação: Moradores de São Paulo
- Device Data: Os Model (Android)
2.4.1 - Agora vamos adicionar no campo “Label” os moradores de São Paulo.
2.4.2 - Quando adicionamos as segmentações elas aparecem dessa forma:
2.4.3 - E por último vamos Salvar!
Pronto! Sua persona está criada.
Texto: Paula Satt